Banho de Ofurô

O bebê durante a gestação fica apertadinho,  envolto no liquido amniótico quentinho, ouvindo os sons do útero e constantemente em movimento junto com a mãe. Quando eles nascem queremos que fique esticado, soltos em silêncio e paradinhos num berço!!! Muito estranho para o bebê!!! Além disso tem que se acostumar com sensações que ele não sentia dentro da barriga, fome, sono, falada suja, dor, medo, etc..

Especialista dizem que se imitarmos as condições uterinas nos 3 primeiros meses de vida do bebê, ele se sentiria mais seguro, se acostumaria melhor a vida extra-uterina e com isso ficaria mais calmo.

Existem várias formas de imitar o ambiente uterino e falarei delas em outros posts. Hoje quero falar do banho de ofurô (balde).

Os balde tem um formato parecido com o útero materno, o bebê fica apertadinho, encolhidinho, sentindo limites e imerso em água morna como na barriga…

Ideal para ser feito próximo a hora de dormir. Use-o para relaxar o bebê, sem a preocupação de limpar, usar produtos, etc… Uma dica é colocar 2 gotinhas de óleo essencial e lavanda ou mesmo chá de camomila. Na hora do banho, use luz mais fraca, coloque uma musiquinha, fale baixinho com o bebê..faça tudo com calma e sem agitar o pequeno. Pronto!!! É como mágica… nunca vi bebê que não curta esse banho.

Foto: tirada no Curso de Shantala da Casa Humanna.

 

Dicas para os últimos dias!

Vai chegando o finalzinho da gravidez e a ansiedade fica nas alturas. Eu costumo brincar que a gravidez dura 8 meses e 1 ano… O último mês parece não passar, principalmente quando a mulher não está trabalhando ou já está de licença maternidade.

Por isso, resolvi escrever algumas dicas para ajudar a aguentar essa espera final:

1. Faça coisas que serão mais difíceis de fazer depois que o bebê chegar, como sair pra jantar com o marido, almoçar com as amigas, ir ao cinema, namorar..
2. Aproveite para preparar comidinhas gostosas e congele. Isso vai te ajudar bastante quando o bebê chegar.
3. Descanse o corpo, tire cochilos diurnos, coloquei os pés pra cima, tome um banho demorado.
4. Descanse a mente, ouça música alta, dance sozinha na sala,
5. Peça para os amigos e parentes não ficarem perguntando se já nasceu. Diga que você avisará quando o bebê chegar.
6. Curta a barriga… você vai sentir saudades.

Drika Cerqueira – Educadora Perinatal e Consultora Materna